O ETIM de administração é um curso formado para os jovens que estão e saída do Ensino Fundamental e apresentam um perfil voltado a criatividade, organização, que possuem espírito de trabalho em equipe, interesse por negócios e algumas outras qualidades que se voltam para o mercado de trabalho e a gestão.
Desenvolvido ao longo de três anos, o curso integra os currículos do Ensino Médio e do Técnico com aulas em dois períodos (manhã inteira e parte da tarde). Ao final do programa, o aluno recebe o certificado do Ensino Médio e o diploma de Técnico em Administração, com direito de exercer a habilitação profissional na área e de prosseguir os estudos no Ensino Superior.
Para começar, esse curso faz parte do Eixo Tecnológico de “Gestão e Negócios”, ou seja, o conteúdo que irá aprender será relacionado ao Mercado de Trabalho, seja para atuação na administração das empresas ou como empreendedor!
O que o aluno estuda?
Como funcionam as organizações, desde empresas privadas até ONGs, passando por órgãos públicos, comércio e indústria. O estudante utiliza conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia para compreender os principais assuntos do curso, como história da administração, evolução das organizações, contabilidade, leis que regulam o funcionamento das empresas e redação de documentos. Aprende ainda a analisar as chances de um negócio ou produto ser bem-sucedido e o comportamento do consumidor. Estuda técnicas de atendimento ao cliente, empreendedorismo (iniciativas para realizar novos negócios) e como uma organização planeja alcançar seus objetivos e define suas metas para o futuro.
O que o profissional faz?
O técnico em Administração pode trabalhar em vários departamentos. No setor de compras, por exemplo, pode elaborar pedidos de compra de produtos, cadastrar fornecedores e conferir a entrega das mercadorias adquiridas. Na área de produção, pode fazer planilhas de controle de processos e produtos. No departamento de vendas, também pode elaborar planilhas para acompanhar o desempenho, cadastrar clientes, preencher notas fiscais e gerar boletos bancários. No setor de Recursos Humanos, o técnico pode calcular salários e benefícios dos funcionários, auxiliando nos processos de contratação e demissão de pessoal. Em qualquer área, pode atender clientes e fornecedores e redigir documentos, como e-mails, memorandos e atas.
Onde trabalhar?
Empresas privadas, seja de comércio, serviço ou indústria, órgãos públicos (prefeituras, secretarias de governo, ministérios do governo federal etc.) e ONGs. O aluno também pode partir para práticas empreendedoras, criar startups, administrar seu próprio negócio!
O Curso hoje é coordenado pela Professora Juliana. Formada em Administração de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e Pedagogia pela UNICESPI, é pós-graduada em Comércio Exterior (INPG) e Docência do Ensino Superior (FAPSS). Compondo nosso quadro docente desde 2009, Juliana Coordena a área de Administração desde 2014!
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