A Educação

///A Educação

A Educação

Na Semana Paulo Freire, também damos espaço para falar sobre educação! Afinal, esse é nosso trabalho, nossa vocação, é aquilo que define o motivo de existirmos! Temos alguns vídeos que foram lançados sobre o assunto, e duas reflexões propostas: uma pelo café filosófico desenvolvido pelos professores e outra pela ATA da Etec, que nos deu uma palavra sobre educação nesse período em que vivemos.

Onde surge o processo de construção do conhecimento?

Logo no início da pandemia tivemos uma atividade desenvolvida entre três professores: Deison, Flávia e Flávio. A proposta da interação foi um “Café Filosófico”, no qual a discussão transcorreu sobre a série da Netflix, La Casa de Papel.


Aproveitando esse momento, também expresso algumas palavras pessoais sobre a educação, considerando esse momento em que vivemos:

“A luta (que ainda está sendo travada) pela educação em nosso país nos traz uma visão que pode ser bem interessante para o rumo da própria educação! Pois ela saiu dos muros da escola, e por mais que muitos eram favoráveis (e muitos não), ela entrou nas casas, nos computadores, nos celulares, nos históricos de pesquisa; trouxe uma nova realidade, uma cultura, uma necessidade de reconstrução, seja pessoal ou profissional, tanto de professores, quanto de alunos e até dos funcionários que atuam nas escolas, e por mais que não sejam lembrados diretamente, também influenciam nos resultados desse processo. Podemos dizer que retirou todos envolvidos de qualquer tipo de zona de conforto (se é que estávamos), e de forma alguma nos coloca em uma ‘zona mais fácil’ por estar na casa, pelo contrário, trouxe com as mudanças uma série de problemas psicológicos e sociais para muitos! As bibliografias básicas de ensino passaram a se alinhar com as séries de TV, os livros com as redes sociais, e com isso os alunos precisam de mais disciplina, autocontrole, interesse em buscar (destaco que isso é muito cobrado em sala de aula, mas nem sempre seguido pelo mesmo), pois do contrário, é impossível o aluno aprender, ele não está na sala, o professor não pode mandar ele virar para frente, não pode mandar para de conversar, enviar para Diretora… A interação perdeu contato visual (exceto quando o aluno liga a câmera, que de longe é igual, mas gera uma mudança significativa no processo de comunicação). E entre todo esse confronto, fica a esperança, que no ‘novo normal’ ditado pelos especialistas, em período pós-pandêmico, nunca esqueçamos 2020; que consigamos voltar para nossas atividades, com alegria em ter a liberdade de ir e vir, com respeito ao trabalho e as lutas dos colegas que dividem nosso espaço de trabalho, com o professor que prepara o material de aula, com desejo de aproveitar mais cada momento em sala de aula, dos eventos realizados, das oportunidades que ali são geradas, de interação, de risadas, de reflexões.

(Jeferson Nedelciu, Assessor de Relações Institucionais da Etec: formado em Gestão Empresarial, Pedagogo e Pós-graduado em Docência do Ensino Superior)

By |2020-10-21T11:06:53-03:00outubro 21st, 2020|Geral|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment