TCC do ETIM de Administração

TCC do ETIM de Administração

Como descrito em outras áreas de nosso site, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é a atividade chave para a formação de um técnico, pois neste trabalho o aluno aplica todo seu conhecimento, no desenvolvimento de um projeto que é testado na prática e apresentado para uma banca de profissionais, cuja avaliação fará com que o trabalho seja aprovado e o aluno receberá sua titulação! Esse trabalho também é desenvolvido pelos ETIMs, e abaixo destacamos fotos do último evento, que é sempre organizado pelo Professor Edimur Diniz Vaz, com grande qualidade e eficiência e também os próprios trabalhos, que são estudos de casos com envolvimento de empresas reais de nossa região.

Trabalhos desenvolvidos

Reorganização do espaço: Marketing e Layout

Nicoly Beatriz Pires Coltre
Rayane Stephany de Lima
Stefani Fernandes de Araujo
Taissa de Almeida Reis
Vitor M. de Oliveira Teixeira

RESUMO
Ao criar um estudo de caso de excelência na gestão e aplicação funcional, deve-se compreender a existência de situações que poderão convocar as habilidades mais profundas. Ao estudarmos a empresa lojista Men’s Club, foi-nos requerido que analisássemos todas as devidas necessidades da empresa, de modo que pudesse se reinventar dentro do mercado consumidor. O ramo da moda lojista esteve presente desde a criação da economia “social”, ou seja, nas civilizações antigas já existiam comerciantes voltados a atender os desejos da população. Por isso, esses comerciantes tinham de adquirir novas estratégias de atração consumidora, de modo
que pudessem ter estabilidade na aquisição de renda. Do mesmo modo, os
idealizadores do projeto “Men’s” precisava de uma criação de perspectiva
“marqueteira” e organizacional, a fim de conseguirem atrair pessoas prontas a se satisfazerem e atenderem suas próprias necessidades econômicas. Neste desejo, o presente estudo visa encontrar soluções no layout, no marketing (voltado as publicidades e propagandas, além dos princípios de preço, produto e mercado) e na revitalização das funções que abrangem tais relações administrativas. Ao estruturarmos o layout, movimentamos as peças, as araras pendentes, a iluminação e as vitrines. Ao estudarmos o marketing da Men’s, relacionamos os princípios de venda, criação de estabilidade nos preços, produtos, promoções e mercado de
atuação, opinião pública do atendimento ao consumidor, além de fundamentarmos as bases da qualidade de vida no trabalho, saúde ocupacional, gestão de pessoal e programas de segurança do trabalho.


Aprimoramento do Marketing Digital com a Coadjuvação do SEO e a
Implantação de um Sistema de Estoque

ACC Engenharia Elétrica

Mayane Meyre B. dos Passos
Maria Laura de C. e Camargo
Natália Rebouças Jorge
Paulo Henrique Menck Junior
Rubens Diego de Souza Oliveira

RESUMO
Foram inseridos na determinada empresa métodos para sua devida organização como o controle de estoque através de planilhas digitais o que, consequentemente, otimiza o tempo para a realização dos seus projetos obtendo assim a satisfação dos clientes e otimizando também os gastos com os colaboradores. Inserimos o SEO, grande ferramenta que colabora para a visibilidade máxima da empresa atraindo o reconhecimento no mercado e o destaque pelo seu nome.


Revitalização Institucional: Marketing e Organização

Camile V. de Almeida Oliveira
Gabriela Melo
Giovana dos Santos Oliveira
Gustavo Pontes Rocha Leite
João Pedro Rakowski

RESUMO
Este trabalho consiste em uma análise acerca da empresa Enigma Espaço Esotérico, visando reconhecer o contexto no qual a mesma está inserida, e as debilidades que limitam o seu desejo de expansão no mercado local, propondo soluções viáveis para tais, utilizando de ferramentas aprendidas durante a execução do ensino técnico. Após o estudo levantado, as ferramentas Kanban e 5S são apresentadas como alternativas aos problemas organizacionais de estoque e disposição de mercadoria, juntamente com a proposta de revitalização da imagem da empresa nas mídias sociais, com o auxílio do Branding, Mix de Marketing (4P´s) e a criação de Missão, Visão e Valores da loja, para o alcance e fidelização dos clientes.


REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E REVITALIZAÇÃO DO MARKETING: Layout e Marketing

Ana Laura Arruda Oliveira
Ana Laura Machado
Arthur Junosuke L. Issoe
Felipe Augusto de Campos Silva
Henrique Lima David

RESUMO
Este trabalho foi realizado com a intenção de auxiliar a empresa Maxx Gesso a alcançar melhorias em seu negócio. Para atingir nosso objetivo, foram necessárias diversas pesquisas e análises que nos levaram ao reconhecimento de alguns problemas no estabelecimento, sendo eles: déficit na área de marketing e um mau aproveitamento de espaço (Layout). Com o intuito de solucionar tais problemas, escolhemos utilizar as ferramentas do Mix de marketing; Diagrama de Ishikawa; Analise SWOT e Layout. As três primeiras possuem um caráter teórico, por quanto sua elaboração é feita através de pesquisas e as mudanças ocorrem em seu interior. Já a última, tem um caráter pratico, e com ela realizaremos mudanças e reorganizaremos o ambiente no local de trabalho. Com tudo, visamos melhorar e ajudar a empresa Maxx Gesso a alcançar seus
objetivos e ganhar reconhecimento cada vez mais no mercado.


Revitalização do Marketing e Aprimoramento do Sistema de Estoque

Maria Julia Gomes Leli
Maria Paula A. G. de Sousa
Paula Helena Ferreira Ruiz
Rafaele Aparecida de Barros
Rebeca Moreira Mariano

RESUMO
O presente trabalho tem o intuito de apresentar uma complexa análise do ambiente da loja Toda Linda, e por meio desta buscar meios de auxiliar a empresa no aprimoramento dos seus setores de marketing e de controle de estoque. Para efetuar isto foram utilizadas ferramentas específicas para cada área. Sendo assim, para o Marketing foi importante o uso do Mapa de Empatia, para se obter um conhecimento mais específico dos clientes e para considerar a opinião deles em relação à loja; as redes sociais, onde foi feito um estudo para encontrar maneiras que possibilitem que estas sejam administradas de forma a explorar ao máximo tais ferramentas em benefício do seu negócio; o Mix de Marketing, para ter uma visão ampla dos pontos que juntos colaboram para a promoção e competitividade da loja no mercado; e a análise SWOT, ou FOFA, uma técnica de planejamento estratégico que permite identificar quais são os fatores internos e externos favoráveis ou desfavoráveis para conseguir os objetivos da loja, dessa forma é possível buscar um equilíbrio e melhora entre os fatores, alavancando o sucesso da empresa. Já para o controle de estoque a ferramenta utilizada foi a aplicação do Programa 5S, mantendo o ambiente sempre limpo, arrumado e organizado, e com os colaboradores entendendo melhor quais são as suas funções específicas, com o objetivo de dispor as peças de acordo com a sua procura, sempre mantendo um padrão, rotulando de acordo com informações de tamanho, cor e modelo, colaborando assim com o processo de busca de peças dentro da empresa. Também será utilizado um software que controle todas as informações
dos produtos, como quais são mais procurados, quais os custos do estoque, bem como o desempenho da loja como um todo por meio de relatórios gerenciais.


Reorganização do espaço e revitalização do Marketing: Layout e Marketing

Aline de Camargo Andrade
Gilberto Dellarole
Isabella Carolina Ortolani
João Paulo Zurlo
Joey Kauan de Oliveira Leme

RESUMO
No presente trabalho foi elaborado o desenvolvimento de ferramentas para solucionar os problemas da Óptica Visão e ajudá-la a crescer no mercado em que está inserida. Sendo que as ferramentas de maior relevância foram o mapa de empatia, que foi utilizado para melhor conhecer seus consumidores, a análise SWOT para verificar quais seus pontos fortes e fracos, mostrar outras ferramentas de divulgação como o Facebook, 5S e técnicas organizacionais para melhorar o layout da Óptica Visão.


Ótica Outlet dos óculos: Integração do Plano de Marketing e do Sistema 5S

Leonardo Huggler Silva
Maria Paula Xavier das Neves
Rafael Santos da Silva
Ryan Diziderio Soriano
Sarah Romanowicz de Castro

RESUMO
O trabalho apresenta a análise da ótica Outlet dos Óculos e seu marketing, além de questões organizacionais, com o objetivo de melhorar seus pontos fracos e ajudá-la a se destacar perante os concorrentes. Algumas das teorias administrativas utilizadas como apoio para compreensão e solução desse problemas foram: Mix de Marketing, Análise SWOT, Mapa de Empatia e Canvas que trazem mais clareza nos pontos fracos e empecilhos que afetam diretamente a organização, juntamente do sistema 5S e o software de gestão, empregados para aperfeiçoar o estoque de mercadorias. Visando sempre o desenvolvimento positivo dos gargalos administrativos e expansão da marca como sinônimo de qualidade por toda região.


Blanda de Lima Natel Sales
Camila de Souza Meneses
Guilherme de Macedo Silva
James Furlaneto Rocha
Kauan Araujo de Sousa

Resumo
O trabalho desenvolvido teve como objetivo a utilização de ferramentas
administrativas para solucionar problemas na loja bombom Kids e, assim, inibi-los, melhorando a imagem, atraindo clientes e auxiliando no crescimento empresarial. As ferramentas utilizadas para tanto foram o mapa de empatia e o canvas para melhor compreendermos os consumidores e obstáculos enfrentados. Após toda a análise definimos a identidade empresarial e trabalhamos o marketing digital, através dos
quais conseguimos aumentar o reconhecimento regional de seu público. Além disso, utilizou-se o 5’s e o layout na organização interior e na recolocação da loja especializada no ramo infantil.



Outras apresentações de TCC

By |2020-11-13T08:06:45-03:00outubro 27th, 2020|Ensino Técnico integrado ao Médio (ETIM)|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment