Trabalhos de Conclusão de Curso em Administração

///Trabalhos de Conclusão de Curso em Administração

Trabalhos de Conclusão de Curso em Administração

Abaixo destacamos os trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pela nossa atual turma de Administração. Os trabalhos foram orientados pelos Professores Edimur Diniz Vaz e Juliana do Espírito Santo Rodrigues Oliveira. Vale destacar que o TCC é um trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres na Etec, e são os trabalhos que agregam uma série de conhecimentos dos alunos, buscando assim, sua formação técnica completa!

Os trabalhos são aplicados em empresas reais, com estudos de casos atualizados com as principais ferramentas utilizadas pela administração e colocam o aluno num ambiente de aprendizado de grande importância para sua formação.

Supermercado Super Avallone: Melhoria de controle de vencimento e layout de estoque

Anderson Luis Ribeiro Gomes
Daniele Cristiane de Lima
Fernanda Zanetti de Freitas
Mirian Leite Roberto
Sendy Laisla S. Rodrigues Silva
Thiago de Oliveira Maranho

Resumo
Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido no
Supermercado Super Avallone e tem como objetivo identificar a causa de produtos vencidos chegarem até o consumidor final mesmo após inspeções e controles por parte dos colaboradores e aplicar um controle mais rígido e sistemático para que todos os produtos vencidos sejam retirados da prateleira e os que estão perto de vencer sejam vendidos a tempo. Também é objetivo desse trabalho ajustar a forma que os produtos saem do estoque e são colocados a venda seguindo a regra do First In First Out (Primeiro
que entra, primeiro que sai) que consiste em oferecer os primeiros produtos comprados aos clientes antes de colocar a venda os produtos que chegaram depois de um tempo, dessa forma é possível evitar que os produtos vencidos fiquem na prateleira. E por último, ajustar o estoque para que seja possível achar um lugar apropriado para a guarda dos produtos vencidos que estão em aguardo para troca com fornecedores. Esses produtos precisam estar separados dos produtos que serão vendidos para não se contaminarem. As propostas sugeridas nesse trabalho foram estudadas e tem base teórica que justifica as soluções apresentadas.


O MARKETING E SUA IMPORTÂNCIA PARA PEQUENAS EMPRESAS E PROPOSTA DE ROTINAS PARA GESTÃO DE ESTOQUE

Gustavo Lemes Machado
Jean Carlo Cassemiro
Juliana Ap. Vieira de Morais
Raniery dos Santos Faria
Simone de Freitas Carvalho

RESUMO
Este trabalho de conclusão de curso apresenta a empresa Tatuí Diesel, se
trata de uma empresa que teve um constante crescimento nos seus dez anos de história. Essa empresa foi escolhida para o desenvolvimento desse trabalho de conclusão de curso por ter uma estrutura completa, disponibilidade para nos receber e estar em busca de melhorias em seus processos. Foram encontrados dois problemas que dificultam o dia a dia da empresa. Esses problemas estão vinculados diretamente com organização e divulgação da empresa. Para encontrar a solução dos problemas foram utilizados métodos de análise, como o Mapa da Empatia e o Canvas. Com essas ferramentas foi possível mapear a estrutura organizacional e encontrar suas dificuldades. Uma delas foi encontrada no estoque que sofre com a falta de organização, padronização e alimentação do banco de dados do estoque. A outra é a falta de marketing para a divulgação da empresa. Neste documento é apresentado propostas de melhoria para os problemas encontrados na empresa Tatuí Diesel, como a implementação da cultura do 5S e um novo sistema de marketing de divulgação.


GESTÃO DE PESSOAS E PADRONIZAÇÃO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO

Douglas de Paula Machado
Gabriéla Nunes Pereira
Giovana Vieira de Camargo
Giovanna Ribeiro Rossi
Tais Martins de Medeiro

Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo apresentar as
propostas para solução de problemas encontrados durante projeto desenvolvido à Empresa Açaí Town. Ela fica localizada na cidade de Tatuí, sua fundação ocorreu no ano de 2014, e é administrada e gerida por três sócios. Extremamente conhecida na cidade e na região, a Açaí Town produz cremes à base de açaí, que são utilizados em suas lojas próprias e em franquias, e a empresa vem crescendo cada vez mais no setor de exportação, enviando seus cremes para três países, Emirados Árabes,
Portugal e Canada. O projeto apresentado para a empresa sugere melhorias em sua Gestão de Pessoas, e a implantação de um Sistema de Produção. Tendo em mente que toda e qualquer empresa deve estar atenta à sua relação com seus colabores, que são quem fazem a empresa funcionar, basicamente sem eles não há produção. E a importância de um sistema para se produzir, fator essencial para toda empresa que transforma matéria prima em produto. Foram utilizadas as ferramentas Canvas e Mapa de Empatia para conhecer melhor a empresa, seus clientes, e a visão que
ambos têm um do outro. Com todo o conteúdo aprendido e absorvido durante todo o curso, conseguimos identificar e propor soluções para empresa. O trabalho foi desenvolvido durante a Pandemia do Corona Vírus (Covid-19), sendo assim, o grupo infelizmente não conseguiu colocar as propostas em prática. Contudo, certamente temos a consciência dos resultados que podem ser obtidos seguindo todos os processos apresentados.


Organização e estruturação

Alysson Henrique da Silva
Amanda Ribeiro de Oliveira
Edson José Fonseca Junior
Samuel Barbosa da Silva
Tauane Cristine Sá Oliveira

Resumo
Por meio deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mostraremos como podemos diminuir gastos, atrair mais clientes e fidelizar a clientela, por meio de ferramentas administrativas conseguimos mostrar que isso pode se tornar uma realidade no ”Boteco do Tuka”, o projeto vai buscar viabilizar o baixo ou zero custo, tornando viável o projeto para o bar, as ferramenta administrativas podem ser explorada de várias maneiras e buscamos ganhar a confiança do local e aplicar uma a uma, até que seja visível as
melhorias e mudanças.


CERÂMICA STRUFALDI LTDA: REESTRUTURAÇÃO DO ESTOQUE FINAL

André Luiz Depa Pais
Igor Trindade Oliveira
Jeferson Pedroso Tavella
Júlio Cesar da Silva Silveira Belarmino

Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em questão tem como principal objetivo a reestruturação do estoque da empresa Strufaldi. A empresa em si não possui um controle de estoque que possa agilizar no momento da distribuição de seus produtos, seja por planilha ou software, sendo assim a sua rentabilidade é afetada. Além do fato de o Layout no qual está inserido não ser favorável para a locomoção dos Operadores de empilhadeira que por si não contém uma demarcação de onde ela pode se locomover e na linha de produção no qual dificulta todo o processo. O grupo pensou em
confeccionar um Layout que proporciona mobilidade, segurança e praticidade para os funcionários da empresa, para agilizar processos para que assim a Strufaldi possa reduzir seu tempo de confecção de pisos e possa suprir a sua demanda que é alta. Além de evitar desperdício de materiais. Também foi utilizada a ferramenta dos 5s, para manter o ambiente mais organizado e implementar uma nova cultura organizacional, levando em conta que a produção dos pisos gera resíduos o que faz com que a Organização fique suja e impacta diretamente na produtividade em si, pois os funcionários são prejudicados. Sendo assim será colocado em prática todos os conhecimentos e ferramentas adquiridas durante o curso.


OTIMIZANDO UM EMPREENDIMENTO FAMILIAR: Organização e Marketing

Ana Carolina Lopes Mota
Jéssica Alessandra Medeiros
Karoline Paques
Mariana Ramiro
Raissa Mayara Rodrigues Fogaça

RESUMO
O Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido na empresa Quitanda Santa Clara tem como principais objetivos a otimização da organização, padronização, limpeza, disciplina, gestão de estoque e melhor desenvolvimento do marketing no estabelecimento. A Quitanda é um empreendimento familiar que carece de melhorias nos tópicos anteriormente citados, o estabelecimento conta com uma equipe empenhada em estar oferecendo o melhor para o negócio e seus clientes,
possibilitando então a aplicabilidade das ferramentas de forma eficiente e alcance dos objetivos traçados ao longo do projeto.]


Maior divulgação e melhoria no layout

Giovanna M. Quinquinel Costa
Maria Eduarda Pereira
Marislaine Souza Venite
Vanessa dos S. P. de Oliveira
Vitória C. Machado Batista

Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado por meio deste, tem
como objetivo apresentar o melhoramento da estrutura física e divulgação da empresa Space Buffet Infantil, com a finalidade de promover uma otimização de serviços, deixar o estabelecimento mais agradável para os clientes e atingir um público maior com a propaganda e publicidade da empresa. Com algumas mudanças no layout, se propõem a unificação de dois ambientes (cozinha e bar) e a construção de uma parede destinada
para que a mesa do bolo tenha maior destaque, além de bloquear a visão par a cozinha e bar, deixando assim o local mais confortável tanto para os funcionários (que poderão trabalhar tranquilamente), quanto para os clientes (que não visualizarão o preparo da comida). Para aumentar a visibilidade do buffet, utilizou-se o marketing digital. Foi criado um portifólio que contém todos os dados necessários para facilitar e tornar o
atendimento mais ágil, tirando todas as dúvidas e mostrando como a organização é uma empresa competente e eficaz.

By |2020-11-16T21:21:49-03:00novembro 13th, 2020|Administração|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment